Intervenção pedagógica proporciona reforço escolar para 50 alunos

Foto: TELMA RAMOS

Professores da Escola Municipal Eva Ruas Guimarães de Mirabela desenvolvem o Projeto de Intervenção Pedagógica para cerca de 50 alunos com necessidade de reforço escolar e baixo índice de ensino-aprendizagem.

As ações estão em prática desde maio e surgiu a partir da necessidade de sanar situações de insucesso de alguns alunos que não adquiriram as competências e habilidades de séries anteriores. A iniciativa visa desenvolver experiência e criatividade servindo de inspiração aos estudantes.

“Desde as duas primeiras semanas foram obtidos resultado satisfatório, uma vez que foi perceptível um grande avanço na aprendizagem desses estudantes. O projeto conta com a colaboração não só dos professores regentes, mas também de outros funcionários como bibliotecárias, secretárias e as especialistas que periodicamente sondam a evolução desses alunos”, afirma Telma Ramos, Diretora da instituição.

Questionada sobre a maior dificuldade dos alunos, a gestora afirma que depende da série que os alunos se encontram e das habilidades que não consolidaram. Conforme explicado por Telma, “o maior número tem dificuldade em leitura, escrita e noções básicas de matemática”.

De acordo com Telma, não há horários vagos, essas aulas de reforço são ministradas nas janelas das aulas de educação física e Ensino Religioso, horários que os professores estão disponíveis para realizar esse trabalho e que não prejudica o estudo das outras disciplinas. Ao todo são quatro horas semanais. O trabalho é voluntário, uma vez que esses profissionais já cumprem a carga horária deles semanalmente.