Montes Claros vai reforçar ensino contra analfabetismo

A escola João Valle Mauricio

Os programas Mais Educação e Mais Alfabetização serão lançados nesta segunda-feira (16) pela manhã, em Montes Claros, pelo prefeito Humberto Souto e o secretário municipal de Educação, Benedito Said, visando melhorar a qualidade do ensino na cidade, atendendo principalmente aos alunos que estão precisando de reforço ou mesmo que sejam analfabetos funcionais. Serão 38 escolas atendidas. O foco é corrigir e nivelar o ensino. O lançamento será às 9h, no Centro de Atendimento Social Paula Elizabeth, no Village do Lago.

O Mais Educação atenderá aos alunos no contraturno, com aulas de português, matemática e ciências, visando reforçar o aprendizado no horário convencional. Benedito Said lembra que antes Montes Claros apresentava atividades principalmente de lazer no contraturno, com o argumento de que o aluno tinha atividades durante todo dia na escola.

Por isso foi mudada a mentalidade. O aluno terá aulas, para melhorar o nível de seu aprendizado e ainda retirar as dúvidas do que não conseguiu aprender. As escolas Du Narciso e João Valle Mauricio foram escolhidas para serem pilotos dessa iniciativa.

O Programa Mais Alfabetização terá como foco os alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental, que ainda não aprenderam a escrever e ler corretamente, sendo reconhecidos como analfabetos funcionais. Said lembra que existem locais onde o índice de alunos nessa situação é de 34% e, por isso, usando os recursos repassados pelo Governo federal, será implantado esse projeto em 36 escolas da cidade, para reverter esse quadro.