Projeto da UFMG orienta população sobre ciências agrárias

Amanda Lelis

O Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais realiza hoje, a partir das 8 horas, a terceira edição do projeto Campo no Campus, evento que reúne professores, estudantes e técnicos para a oferta de oficinas gratuitas à comunidade. Serão oferecidas 32 oficinas com atividades práticas e teóricas sobre diversos temas na área de conhecimento das Ciências Agrárias. O evento é gratuito e aberto ao público. De acordo com os organizadores, o projeto visa promover a aproximação da Universidade com a sociedade. As oficinas são divididas em seis eixos temáticos: Engenharia de Alimentos; Engenharia Florestal; Inovações tecnológicas e em pesquisas; Produção Animal; Produção Vegetal; Saúde única: homem, animal e meio ambiente.

Além das oficinas, o evento também conta com quatro exposições interativas que ficarão abertas para visitação pública durante o dia, sem a necessidade de inscrição prévia. Parte das exposições tem como público alvo crianças e jovens. Entre as exposições, estão “Confecção de bolsas a partir de banners reciclados”; “Curupirinhas do sertão: educação ambiental para criança através de dinâmicas”; “Previnindo as zoonoses e doenças do campo”; e “Aprendendo com os animais na mini fazenda”.

Sucesso entre o público infantil, a mini fazenda Dr. Zoo será uma das atrações do Campo no Campus. O espaço oferece um ambiente lúdico que simula uma fazenda, com a exposição de animais, além de jogos e atividades de educação ambiental, com foco nas crianças e jovens. Na mini fazenda haverá vários animais como pônei, mini vaca, mini pig (porco), entre outros. A visitação é gratuita.

Escolas interessadas em fazer visitas na mini fazenda ainda podem realizar a inscrição. As turmas são atendidas por equipe de professores, alunos e técnicos do ICA. Cada visitação tem duração de cerca de 45 minutos. Para a inscrição, é necessário enviar o nome do professor responsável pela turma, o nome da escola, a idade dos alunos e quantidade de estudantes por turma.