Procon treina multiplicadores no Norte de Minas

O promotor Felipe Caires

O Procon Estadual, vinculado ao Ministério Púbico de Minas Gerais, realizou quatro edições do Treinamento de Multiplicadores do Programa Procon Mirim nas  cidades de  Brasília de Minas, Montes Claros, São Francisco e Rio Pardo de Minas, com as presenças de 231 educadores de escolas públicas dos municípios de Brasília de Minas, Ubaí, Campo Azul, Luislândia, Japonvar, Januária, São Francisco, Rio Pardo de Minas e Montes Claros.  O objetivo dos treinamentos, realizados por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), é levar o tema “Direito do Consumidor” para a sala de aula e auxiliar educadores nesse trabalho, dando embasamento teórico sobre o assunto e sugerindo atividades pedagógicas.

O Procon Mirim é direcionado a crianças de sete a 12 anos – período em que se iniciam as práticas mais autônomas de consumo e a formação de valores individuais.  Na primeira parte do treinamento, os participantes aprenderam noções de Direito do Consumidor, artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o funcionamento da defesa do consumidor no Brasil e em Minas Gerais. Na segunda parte, eles conheceram sugestões de algumas atividades pedagógicas para serem usadas com os estudantes em sala de aula para abordar temas como contrato venda casada, publicidade enganosa, entre outros.

Os educadores que participaram dos eventos também aprenderam a utilizar a cartilha Procon Mirim: formando consumidores conscientes”, material que apresenta os direitos básicos do consumidor por meio de exemplos de situações vivenciadas pelos estudantes e suas famílias no dia a dia.  Nos quatro eventos, foram distribuídas 3.350 cartilhas para as escolas presentes. Os participantes também receberam uma sacola contendo a camisa “Os dez mandamentos do consumidor consciente”, um exemplar do CDC, um exemplar da cartilha Procon Mirim: formando consumidores conscientes e um exemplar da cartilha Seja um consumidor consciente. E as escolas receberam três tipos de cartazesDireitos do consumidor, Publicidade enganosa Procon Mirim: a educação para o consumo está presente nesta escola.

De acordo com o coordenador regional do Procon-MG no Norte de Minas, promotor de Justiça Felipe Gustavo Gonçalves Caires, “a educação para o consumo é essencial não só para que tenhamos consumidores mais conscientes de seus direitos e deveres. Também é o caminho para que as gerações futuras sejam menos superendividadas, depressivas e consumistas, além de mais conscientes do impacto de suas escolhas de consumo na preservação do meio ambiente, no combate ao trabalho infantil/escravo e, até mesmo, na valorização de empresas que não compactuem com práticas corruptas na administração pública”.

O Programa Procon Mirim é uma das ações da EEDC, vinculada ao Procon-MG, a qual tem como uma de suas atribuições promover ações que fomentem o consumo adequado de produtos e serviços. Criado em 2005, o Programa Procon Mirim tem como objetivo oferecer instrumentos aos educadores para que despertem, por meio de práticas pedagógicas, o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores nas crianças de sete até 12 anos.