Novas câmaras podem se inscrever para o PJ Minas de 2020

Pelo programa, jovens têm a oportunidade de conhecer melhor
a política e os instrumentos de participação

Inscrições para o programa de formação política destinado a estudantes podem ser feitas até a próxima segunda (30)

 

As câmaras municipais que ainda não participam do Parlamento Jovem de Minas podem se inscrever até hoje (30), até as 23h59, para fazer parte da edição 2020 do programa. As inscrições devem ser feitas pela internet, preenchendo o formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As inscrições são institucionais, ou seja, é obrigatória a indicação da câmara no formulário, inclusive com o CNPJ. Cada instituição poderá inscrever até duas pessoas, preenchendo dois formulários, com informações pessoais de cada inscrito. Os dados institucionais serão os mesmos em cada formulário.

Em 2019 participaram do PJ Minas 94 câmaras. Todas elas estão automaticamente inscritas para a próxima edição, devendo entrar em contato com a Coordenação Estadual em caso de desistência, pelo e-mail pjminas@almg.com.br ou pelo telefone (31) 2108-3406.

Para as câmaras novatas, o formulário de inscrição deve ser preenchido em até 30 minutos, a partir do momento em que é acessado. Caso contrário, o processo de inscrição terá que ser refeito, sendo obrigatórias as informações pessoais.

A Coordenação Estadual do PJ Minas fará contato com os inscritos no período de 1º a 25 de outubro.

Formação política - Iniciativa da ALMG, por meio da Escola do Legislativo (ELE), o PJ Minas é um programa de formação política voltado para estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, sendo realizado em parceria com câmaras municipais.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Completando 16 anos de existência, o PJ mobilizou na edição 2019 mais de quatro mil estudantes, oriundos de 353 escolas, sendo 281 públicas e 72 da rede particular.

A cada ano, os participantes do programa escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberações que contribuem para sua formação política. O tema da edição deste ano foi “Discriminação Étnico Racial”.

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável foi o tema escolhido para a edição de 2020, definido durante a plenária estadual do PJ Minas 2019.