Câmara cobra rede de esgoto em todos os bairros

Em Montes Claros 86,13% dos bairros possuem rede de esgoto. É o que aponta a Copasa, que segundo os vereadores da Câmara de Montes Claros não está fazendo a limpeza das fossas negras nas residências que ainda possuem esse tipo de recipiente. Segundo o levantamento, pelo menos dez bairros na cidade não possuem o sistema de esgoto, o que  fica impossibilitado á pavimentação asfáltica nas ruas que necessitam do serviço. Um deles é a região do Facela que é praticamente todo na terra, sem nenhum tipo de calçamento muitas ficam intransitáveis na época da chuva. “Uma das cláusulas do contrato entre a Copasa e o município é a implantação da rede esgoto em todos os bairros. A prefeitura deve cobrar logo este serviço, pois assim o problema poderá ser resolvido”, destacou o Presidente da Câmara, Vereador Marcos Nem (PSD).

O Vereador Wilton Dias (PHS) pediu a limpeza de fossas negras em dois bairros. De acordo com ele, os recipientes além de cheios, alguns estão estourados o que gera um grande problema de saúde sanitária para população. “Os bairros Alterosa II, Santo Amaro e Santa Rafaela estão sem asfalto, devido á falta de esgoto. A sociedade sofre duas vezes por falta de assistência”, pontuou Wilton. Para viabilizar a instalação da rede de esgoto e de água na Vila Verde, o Vereador Júnior Martins (Cidadania) enviou a demanda para o Ministério Público e espera resolver logo a situação.

Em nota a Copasa esclareceu que os bairros que não possuem o serviço de tratamento de esgoto apresentam limitantes para o atendimento como, por exemplo: ocupação irregular, falta de infraestrutura de responsabilidade do empreendedor e outros que necessitam de prolongamento de rede, que para serem contemplados, gratuitamente, depende da adesão dos moradores. Fossa negra é a forma mais primitiva de saneamento desenvolvida pelo homem na tentativa de afastar de si os problemas de saúde e bem-estar causados pela presença no ambiente de contaminantes oriundos dos mais diversos dejetos, evitando o lançamento em rios, lagos ou mesmo diretamente na superfície do solo. Facela, Alterosa II, Santo Amaro, Santa Rafaela, Vila Verde, Cidade Industrial, Jardim Alegre, Olga Benário, Santa Terezinha e Vila Castelo Branco.