Meio Ambiente X Sotter Magno X Coleta Seletiva X População X Ajuda

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Soter Magno (PP), não dá mais para aceitar uma cidade do porte de Montes Claros, sem uma coleta seletiva. “Além de respeito ao meio ambiente, vamos inclusive ajudar aos trabalhadores que recolhem recicláveis. Precisamos conscientizar a nossa comunidade da necessidade de mudar a mentalidade sobre o assunto”, destacou Soter.

O Vereador Aldair Fagundes (PT) ressaltou a preocupação dos parlamentares em ajudar e fortalecer o movimento em prol da implantação da coleta seletiva do lixo. “Estamos preocupados e dispostos a ajudar na implantação desse sistema e ainda cobrar agilidade e investimentos na área. É um investimento que só tratará benefícios, inclusive econômico”, informou. Cada tipo de lixo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição.

 

Transição X Governo X Comissão Justiça X Troca X Poder

 

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, Projeto de Lei Complementar do Senado, que cria um comitê de transição de governo a cada troca de chefe do Poder Executivo (presidente, governador e prefeito). A proposta altera a Lei de Responsabilidade Fiscal. O comitê de transição de governo será criado até 10 dias após a homologação do resultado das eleições. Ele será integrado por membros das áreas administrativa, financeira, patrimonial e de pessoal do governo e de pelo menos dois membros indicados pelo candidato eleito. O comitê deverá apresentar à equipe do candidato eleito um rol de informações que incluem, entre outros, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a lei orçamentária (LOA). A proposta, que já tinha sido aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, segue para a análise do Plenário.