Senador Carlos Viana faz enquete sobre adiamento da eleição

Carlos Viana

O senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, está fazendo uma enquete pelas suas redes sociais para saber a opinião da população sobre a prorrogação das eleições desse ano, em razão da Pandemia Coronavirus. Na sexta-feira retrasada ele aproveitou a votação no projeto de Calamidade Nacional para pedir ao Tribunal Superior Eleitoral que promova o cancelamento das eleições, por entender que não existe clima no país para realizar as eleições. O seu apelo é que o novo presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso, a ser empossado em maio, adote essa medida.

Na noite de terça-feira, nas redes sociais, o senador frisou que o calendário eleitoral está em andamento e até o dia 4 de abril os partidos precisam definir a filiação dos seus pré-candidatos na eleição desse ano, mas esbarram na paralisação das atividades nos Cartórios Eleitorais, por causa do Coronavirus. Porém, cita que em várias cidades, os partidos políticos não contam com estrutura para mandar pela internet essa exigência e com isso, corre risco de comprometer o processo. Além disso, com as proibições de reuniões, por causa do isolamento social, como os partidos definirão essa situação.

Ele lembra que o Brasil gasta aproximadamente R$5 bilhões com uma eleição e surgiu campanha para que todos partidos usem esses recursos do Fundo Partidário e repasse ao Governo nas ações de enfrentamento ao Coronavirus. Por isso, entende que surge o cenário da eleição ser realizada daqui dois anos, unificando numa eleição geral, apesar de não existe a PEC para essa situação. (GA)