Vereador destaca atendimento na UBS do Antônio Pimenta

Vereador Edmilson Magalhães
Foto: ASCOM/CÂMARA

Considerada como uma das instituições no atendimento à saúde pública mais atuante na sede do município de Montes Claros, a Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Antônio Pimenta, tem tudo para se transformar como modelo e referência na cidade, beneficiando milhares de pacientes distribuídos em regiões adjacentes, no decorrer deste ano que se inicia. Para isso, o vereador Edmilson Magalhães decidiu destinar sua emenda impositiva para a saúde no valor de R$ 92 mil visando ajudar na ampliação daquela UBS. O pedido aconteceu durante sessão ordinária da câmara municipal oficializada no dia 20 de novembro último e encaminhado ao prefeito Humberto Souto e a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta.

Conforme ressalta o parlamentar, entre as inovações previstas, estão a manutenção e reforço dos trabalhos dentro do Programa Saúde da Família (PSF) que hoje já é motivo de elogios por parte dos usuários. Ao fazer levantamento sobre a atual situação da UBS do Antônio Pimenta, Magalhães se reuniu com a médica preceptora da unidade, Ana Paula Guimarães que lhe detalhou e mostrou o perfil daquele posto avançado. No relato, foi mostrado a falta de espaço para atendimento aos pacientes e a precariedade na infraestrutura, onde as salas estão sendo improvisadas como consultórios. Entre os requisitos básicos, será necessária a extensão de unidades com construção de mais salas, aquisição de mais equipamentos, regularização no fornecimento de medicamentos, possibilidade de mais médicos para atender a grande demanda de usuários, entre outros.

Na concepção do vereador, que se destaca também mostrando trabalhos diferenciados em outros setores prioritários no desenvolvimento de Montes Claros, a modernização e expansão da UBS do Antônio Pimenta, é uma bandeira sua, neste mandato como representante do Poder Legislativo e que será contemplada. “Acho que a secretaria tem por obrigação assegurar ao cidadão o direito de assistência geral, pois a saúde não espera”, argumenta o edil lembrando que na unidade é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.