Amams ajuda municípios nas conferências de assistência social

Os municípios de Buritizeiro, Chapada Gaúcha, Guaraciama, Ibiaí, Icaraí de Minas, Jaíba e Joaquim Felício receberam o apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), através do Departamento de Políticas Sociais, para a realização da Conferência Municipal de Assistência Social, durante os meses de agosto e setembro. A assistente social Claudinéia Ferreira participou das palestras, que teve como tema da conferência “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”diante do momento histórico, em que há ameaças ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Diante desse quadro, é preciso redobrar os esforços para assegurar ampla participação de usuários, trabalhadores, movimentos sociais, representantes de entidades e/ou organizações de assistência social, conselheiros e gestores, como também requer fazer um balanço mais objetivo e concreto do impacto das medidas recentes na consolidação do SUAS nos municípios. A assistente social Claudinéia Ferreira salienta que é importante ressaltar, que os municípios cumpriram o papel na efetivação e participação dos usuários neste momento que tiveram como eixos de debates os seguintes temas: a Assistência Social como direito do povo; rede de proteção e sistema de garantia de direitos e participação social.

A partir das conferências os mesmo deliberaram propostas para ser encaminhadas para o estado e união cumprindo assim o papel de participação em prol de melhorias da Política de Assistência Social. Oportuno salientar que no dia 17 de outubro deste ano, ocorrerão as conferências regionais sendo assim em Montes Claros ocorrerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a participação de 600 participantes, o qual irá fazer as deliberações e escolher os representantes de entidades, trabalhadores do SUAS e  usuários para representar os municípios no âmbito estadual. O atendimento aos municípios teve como objetivo fortalecer os atendimentos e a política da assistência social.

No dia 13 de setembro ocorreu o atendimento com a Gestora de Assistência Social de Icaraí de Minas, Edileuza Alves Veloso Almeida, juntamente com a Coordenadora do CRAS, Ana Clara, no atendimento foi abordado a situação do município em relação à política de assistência social, bem como o monitoramento em relação aos repasses do governo federal e alimentação do sistema de informação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SISC. Foi abordado ainda sobre a capacitação que o departamento vem ofertando aos municípios no contexto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto aos orientadores sociais e facilitadores de oficinas com objetivo de abordar vivência prática sobre as intervenções a serem realizados com o público do serviço.

O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, lembra que ao tomar posse decidiu implementar as atividades dos Departamentos Técnicos da AMAMS para atender aos municípios filiados e fica satisfeito com os resultados alcançados. “Cada vez que atendemos uma demanda de uma Prefeitura, estamos retribuindo o que eles investem na associação e colocando a AMAMS para cumprir seu papel de apoiadora dos municípios” – destaca o presidente.