Amams promove evento sobre comunicação pública municipal

No dia 24 de setembro, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoverá o Curso “Estratégias da Comunicação nos Municípios”, em evento que pretende mostrar como as Prefeituras utilizarão a assessoria de imprensa como forma de apresentar as suas potencialidades. O evento faz parte do Projeto “CNM Qualifica” e ocorre pela primeira vez no Norte de Minas, com esse foco. No mês de agosto foi realizado o curso com a abordagem da saúde. A AMAMS está programando realizar com os temas Assistência Social e Educação, ainda este ano.

Dessa vez a pauta do evento é as estratégias de comunicação, visando à importância de saber comunicar-se e gerenciar crises. O evento, que ocorrerá durante o dia, foca em temas importantes e que precisam ser debatido na comunicação, um deles são as fake news que atualmente estão prejudicando a sociedade como um todo, e assim mostrando a relevância de um bom planejamento de comunicação. Além disso, também serão discutidas as boas práticas, mídia, transparência, a elaboração de uma comunicação como um todo.

O presidente da AMAMS, Marcelo Félix, prefeito de Januária, explica que no mundo atual, a comunicação é a ponte entre a administração e o povo. A proposta da AMAMS, neste momento de dificuldade de todo o país, é ajudar os municípios atravessar de uma gestão neutra para uma gestão colaborativa, experimental e responsiva.   Ele cita como exemplo o município de Januária, que tem o Vale do Peruaçu e o Pantanal de Pandeiros, com atrativos internacionais, mas que somente se descobriram quando sua administração passou a focar na boa comunicação e divulgação dos atrativos do município.

A chefa da Assessoria de Comunicação da AMAMS - Renata Cordeiro lembra que quando assumiu a pasta na AMAMS, ficou triste ao constatar que as Prefeituras exploram pouca a comunicação. “Tendo em vista que as eleições se aproximam a comunicação é um canal necessário para a participação, aproximação e satisfação da sociedade civil. Ofertamos este curso para capacitação das assessorias dos municípios, pois o processo somente é bem sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem. Se fizermos uma rede de comunicação pública municipal, podemos usar o site da AMAMS para mostrar todos os eventos que são realizados nos 86 municípios na qual são filiados”, conclui Renata Cordeiro.