Brigadistas

Foi finalizado, na quinta-feira (28), o curso para formação da Brigada Urbana contra incêndios de Grão Mogol. Idealizada pelo prefeito Hamilton “Cuta” Gonçalves, a brigada, segundo ele, se faz necessária, pois a cidade possui dezenas de imóveis seculares, a maioria geminados (ligados uns aos outros) e com muita madeira em suas construções, o que potencializa bastante o risco de incêndios de grandes proporções. O curso foi ministrado por integrantes do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Francisco de Pinho, 18 alunos passaram nas avaliações, estando aptos à prevenção e combate a incêndios.

 

Vendas

Na próxima segunda-feira (2/10) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Capitão Enéas promoverá uma série de palestras voltadas para empreendedores. O evento acontecerá na Casa da Amizade, a partir das 19h.

 

Presidência

Já está bastante acirrada a campanha para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Francisco Sá, prevista para a última sessão de dezembro. Dois vereadores se lançaram na disputa para a Presidência: o novato Levi Pereira Pinto Neto, atual vice-presidente e Watson Haroldo Rodrigues, exercendo o segundo mandato. Watson tem um currículo parlamentar interessante.  Foi líder do então prefeito Denilson Silveira na legislatura passada (2013/2016) e nessa é líder do prefeito Mário Osvaldo, teoricamente seu adversário. Coisas da política.

 

Presidência eneapolitana

Já na Câmara de Capitão Enéas, até o momento, não há muito entusiasmo para a disputa da Presidência. O Regimento Interno da Casa prevê a possibilidade de reeleição, mas o atual titular do cargo, Jarbas Carvalho, diz que não tentará novo mandato. O seu oponente na disputa anterior, José Marley dos Santos, também não demonstra muita animação. Um dos motivos pode ser o fato de que, no Legislativo eneapolitano, o presidente não tem adicional no salário. Pode ser.

 

Recicláveis

Na última segunda-feira (25) foi eleita a primeira diretoria da Associação dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis de Francisco Sá. A reunião contou com a presença da subsecretária Municipal de Meio Ambiente, Fernanda Monteiro, Célia Marques, do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) e Edmilson Bicalho Júnior, secretário Municipal de Desenvolvimento Social. A associação faz parte do projeto da Prefeitura em implantar uma política de recolhimento e destinação correta de resíduos sólidos. Dentre as metas, está o fechamento do atual lixão a céu aberto, construção de uma Usina de Triagem e Compostagem (UTC) e um aterro sanitário.

 

Polícia

 

Já estão em fase final as obras de adaptação do imóvel às margens da BR-251, entre Francisco Sá e Montes Claros, onde será a nova sede da 14ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o inspetor Romero Tolentino, chefe-substituto da Delegacia, a mudança acontecerá dentro de algumas semanas. A Delegacia abrangerá a fiscalização desde Montes Claros até o Km 314, perto de Salinas e, também, na BR-365, até o Km 242, nas imediações da cidade de Luislândia.