Clube Literário Tamboril inaugurou biblioteca comunitária em Pirapora

Estudantes e educadores de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, já contam com um equipamento cultural que irá atender aos leitores, além de ajudar a formar novos leitores entre as crianças e adolescentes. Trata-se da Biblioteca Comunitária Clube Literário Tamboril, inaugurada no final de fevereiro.

De acordo com o presidente e coordenador das atividades, Rafael Oliveira, o projeto da Biblioteca Comunitária é um sonho antigo transformado em realidade pela associação piraporense que, desde o ano de 2014, atua na ampliação dos espaços de leitura e de convivência para pessoas que buscam compartilhar conhecimento e criar oportunidade de vivenciar a arte e a cultura em saraus e outros eventos realizados pelo grupo. 

Responsável por mobilizar uma rede de instituições e agentes em prol da causa da literatura, o Clube Literário Tamboril já instalou na cidade seis Pontos de Leitura, minibibliotecas comunitárias autogeridas pelas instituições parceiras – sindicatos e associações comunitárias. Ao longo dos anos, esses pontos de leitura acumularam um acervo de mais de 3000 livros e beneficiaram cerca de 500 leitores.

“O reconhecimento desse trabalho e o apoio dos colaboradores permitiu que os escritores, educadores e leitores da associação projetassem algo mais audacioso: a criação de uma Biblioteca Comunitária, com acervo de títulos literários, sala de estudo (com livros técnicos e didáticos) e sala de informática onde a comunidade poderá realizar pesquisas, produzir trabalhos escolares e ter acesso a oficinas de inclusão digital e programação. A Biblioteca conta ainda com espaço exclusivo para as crianças, com mais de 500 títulos infantis e espaço para contação de histórias e mediação da leitura”, explicou Oliveira.

A programação cultural da Biblioteca Comunitária Clube literário Tamboril incluirá os Saraus de Música e Poesia, Exposições Artísticas, Lançamento de livros e Sessões de contação de Histórias, além das oficinas que ajudarão a formar novos agentes de leitura, escritores e artistas.

Segundo o presidente, participaram do evento de inauguração os associados do Clube Literário Tamboril, vizinhos da Biblioteca e parceiros do projeto, como os representantes da empresa Minas Ligas, indústria local que destinou parte do seu Imposto de Renda para o projeto, o que contribuiu para que o projeto, inscrito na Lei Rouanet, saísse do papel.

A biblioteca está instalada na rua Montes Claros e funciona de terça a sexta-feira, em dois turnos: 9h às 12h e 13h às 17h, com o atendimento individual aos leitores e estudantes, além de receber visitas previamente agendadas de grupos de crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e ONGs locais para sessões de leitura deleite e contação de histórias.

“Pensando em atender às famílias, cujos pais trabalham durante a semana no horário comercial, a Biblioteca estará aberta aos sábados pela manhã, de 9h às 12h, oferecendo às crianças e seus pais, avós, tios e responsáveis um ambiente propícios para usufruir de atividades culturais e das histórias, poesias, conhecimento, do lúdico e da fantasia que está nos livros e na literatura”, finalizou o presidente e coordenador, Rafael Oliveira. (JM)