Codemc empossou diretoria e anuncia monitoramento do plano diretor

O advogado Jefferson Tolentino Trindade tomou posse como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (CODEMC), para o biênio 2019/2021, em evento realizado na Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços (Fenics), sábado à noite, com as presenças dos dirigentes de diversas entidades, como ACI, Conselho de Veneráveis,  Sindicato Rural, FIEMG, CDL, Lions, Rotary, secretários municipais e vereadores. Criado em 2013, o Codemc segue o modelo criado em Maringá, no Paraná, de envolvimento da sociedade na solução dos problemas da comunidade. Os ex-presidentes foram Edilson Carlos Torquato e Abílio Carnieri Filho.

A nova diretoria é formada pelo presidente Jefferson Tolentino Trindade; Edenilson Durães como vice o arquiteto Antônio Carlos Moreira Junior como secretário. A entidade é formada por várias comissões técnicas. O presidente da ACI, Newton Figueiredo, falou do papel do CODEMC. Em seu discurso, o presidente enfatizou o trabalho da União das Entidades de Classes de Montes Claros e Norte de Minas, bem como destacou que o CODEMC vem se dedicando a causas de interesses da comunidade, buscando soluções para questões como o abastecimento de água, saúde, mobilidade urbana e, em especial, no que tange ao desenvolvimento urbano e econômico.

Ele afirma que sua gestão dará atenção ao monitoramento da execução do Plano Diretor, uma de suas atribuições legais e vai avaliar os avanços relativos às propostas constantes do documento "Repensando Montes Claros - 2020".  Terá como projeto principal a geração de trabalho e renda, em projeto que será lançado nos próximos dias, quando se buscará criar um ambiente favorável à instalação de novos micro empreendimentos, inclusive, individuais nas áreas urbana e rural do município. Também deverão ser discutidas as questões relativas a tributos, uso do solo, simplificação do sistema de licenciamentos envolvendo documentação, meio ambiente, exigências sanitárias, além de outras questões voltadas para capacitação e crédito.