Companhia Independente de Diamantina ajuda Montes Claros

A cidade de Diamantina passa a contar com a Companhia Independente de Bombeiros Militares, conforme Resolução nº 776, de 11 de abril, assinada pelo comandante-geral, coronel Cláudio Roberto de Souza, e publicada no Diário Oficial.

A medida ajuda Montes Claros, pois com isso, fica mantido o 4º Comando Operacional, que corria risco de ser extinto. Diamantina contava até então com a 3ª Companhia, vinculado ao 7º Batalhão de Montes Claros. Com a transformação da unidade em 6ª Companhia Independente, adquire autonomia administrativa e ainda abre a oportunidade de ser criado um batalhão.

A criação da Companhia Independente foi anunciada pelo comandante geral, coronel Cláudio Roberto de Souza e pelo secretário estadual das Cidades, Carlos Murta, ao prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque. A causa mobilizou toda Diamantina, como a Maçonaria, Lions e demais clubes de serviços. No dia 28 de dezembro do ano passado ocorreu em Diamantina a assinatura do Protocolo de Intenções.

Com a medida, Diamantina passa a ter aumento da capacidade de atendimento às ocorrências de incêndios, atendimento pré-hospitalar e salvamentos; ampliação dos serviços de vistoria de fiscalização e liberação e análise de projetos, dando celeridade aos processos de liberação com maior suporte para população de Diamantina e região.

Também adquire a autonomia orçamentária e financeira, possuirá mais militares e viaturas, com uma estrutura operacional e logística de maior abrangência e cobertura, melhorando o tempo de resposta e possibilidade de instalação de novas unidades de bombeiros em outros municípios, subordinados à Companhia Independente de Bombeiros de Diamantina. A unidade comandada pelo capitão Andrey Márcio Gomes, responde por 49 municípios, alguns a mais de 300 quilômetros de distância. (GA)