Engenheiro Navarro tem primeiro caso de coronavírus; Montes Claros chega a 49

a PM entregando os respiradores

O município de Engenheiro Navarro apresentou um caso confirmado de Covid-19, conforme boletim do Estado e passou a ser o 24º município do Norte de Minas a apresentar situação confirmada.

Em Montes Claros, o setor de epidemiologia informou que foram registrados mais dois casos positivos para a Covid-19, elevando para 49 o número de casos na cidade. Trata-se de uma mulher, de 35 anos, que apresentou sintomas no início deste mês. Realizou exame sorológico com resultado positivo para o coronavírus e já encontra-se curada. O outro caso é de uma mulher, de 75 anos, apresentou sintomas no mês de março e realizou exame sorológico no dia 20 maio. O resultado do exame foi positivo para Covid-19. A mulher encontra-se em monitoramento juntamente com a família.

Sois óbitos por Covid-19 e um óbito por outros motivos. 31 pacientes estão curados. 3.454 pacientes suspeitos foram notificados, 460 casos investigados e monitorados, 89 pacientes aguardam resultado dos exames, 935 descartados por exame. Nove pacientes de Montes Claros estão internados e três de outros municípios

Porém a grande polêmica está em Janaúba, que saiu de oito para 15 casos e isso está assustando os moradores. As mortes na região ocorreram Bocaiuva (1), Espinosa (3), Montes Claros (3), Pirapora (1), São Francisco (3), São Romão (1) e Varzelândia (1) e estão sendo investigadas uma morte em São Romão e outra em Varzea da Palma.

Os casos registrados foram em Aguas Vermelhas (2), Bocaiuva (2), Brasília de Minas (7). Engenheiro Navarro (1) Espinosa (2), Ibiaí (voltou para 1), Icaraí de Minas (1), Itacarambi (1), Janaúba (15), Mamonas (1), Matias Cardoso (2), Monte Azul (3), Montes Claros (44), Nova Porteirinha (1), Pirapora (8), Porteirinha (4), Riachinho (1), Riacho dos Machados (1), São Francisco (26), São João do Paraiso (1). São Romão (2), Ubaí (1), Várzea da Palma (7) e Varzelândia (1).

Na cidade de Montes Claros, bastou sair à flexibilidade do comércio para cair à quantidade de casos confirmados.  Ontem a Polícia Militar oficializou a devolução de 14 respiradores pulmonares pertencentes ao Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, e que foram recuperados na Academia da PM.  Com o apoio de empresas e do Governo do Estado, a corporação montou uma força-tarefa para o conserto de 480 equipamentos que estavam com defeito ou obsoletos em toda Minas Gerais. Outros 12 ventiladores do HUCF serão entregues nos próximos dias e os excedentes serão repassados para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) para a descentralização do atendimento em casos de pacientes graves com a Covid-19. (GA)