IFNMG aplicará R$ 1,9 milhão na compra de tablets para alunos

os tabletes

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu licitação de pregão eletrônico para adquirir 2.582 tablets que serão disponibilizados como empréstimo aos estudantes da instituição que não possuem equipamentos computacionais para realização de eventuais atividades não presenciais mediadas por tecnologias. No total, o valor disponibilizado para a compra é R$ 1.945.588,64.  As propostas serão abertas no dia 10 de agosto.  O valor para a compra foi repassado ao IFNMG pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), após a Pró-Reitoria de Ensino apresentar um projeto solicitando este apoio tendo em vista as dificuldades socioeconômicas da região.

Uma pesquisa feita por uma comissão de servidores junto aos estudantes constatou que aproximadamente 25% dos 10 mil estudantes dos cursos presenciais do IFNMG não possuem equipamento computacional em casa para realizar atividades não presenciais durante esse período de pandemia. “Após a conclusão dessa compra, será publicado um edital para selecionar os estudantes que necessitam destes equipamentos. Os campi estão buscando identificar todos os estudantes, para que possamos contemplar o maior número possível. Se ainda for necessário, buscaremos outras formas junto aos campi para garantir que 100% dos nossos estudantes sejam atendidos” destacou o professor Wallas Jardim, Diretor da Diretoria de Ensino e responsável pela requisição do processo licitatório.

Mesmo após a pandemia os tablets continuam sendo ferramentas digitais que podem contribuir sobremaneira para o estímulo a novas formas de ensino-aprendizagem e para que, junto com outros equipamentos e ferramentas a serem disponibilizados pelo IFNMG, todos os alunos possam participar de atividades pedagógicas a distância e outras ações, aulas e projetos mediadas por tecnologia. Os campi do IFNMG também publicaram editais para conceder auxílio inclusão digitais para que estudantes que não possuam acesso possam contratar pacotes de internet.  (GA)