Instituto Federal faz matrículas dos aprovados no vestibular

 

Começa hoje e prossegue até quarta-feira o prazo para as matriculas dos aprovados no Vestibular 01/2020 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Os aprovados têm de procurar o campus onde estudará, das 8h às 10h30; e das 13h30 às 16h30, para fazer a matricula. O mesmo período é para a entrega da documentação comprobatória dos candidatos contemplados pelo sistema de reserva de vagas (cotas), os quais devem apresentes essa documentação comprobatória e todos os outros documentos exigidos para a matrícula. 50% das vagas foram destinadas as reservas de cotas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), considerando o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais.

São documentos exigidos no ato da solicitação da matrícula  o requerimento de Matrícula, Termo de Ciência e de Compromisso, Declaração de que não é matriculado em outro curso superior do IFNMG ou de outra instituição de ensino pública, devidamente preenchidos e assinados pelo candidato ou pelo seu representante legal, fornecidos pela coordenação/coordenadoria/núcleo de Registros Acadêmicos do campus;  Histórico Escolar do ensino médio ou declaração de conclusão do ensino médio, emitidos por instituição oficial reconhecida ou autorizada a funcionar pelo MEC. Certificado de Conclusão do Ensino Médio, caso o mesmo não esteja incluído no Histórico Escolar.

Exige-se ainda o  Diploma ou certificado de conclusão de curso de educação profissional técnica de nível médio, se for o caso. Cédula de Identidade - Registro Geral (original e cópia). Comprovante de quitação do serviço militar para candidatos brasileiros do sexo masculino, maiores de 18 anos (original e cópia). Uma foto 3x4 atual. Certidão de Nascimento ou casamento (original e cópia). CPF (original e cópia); Formulário socioeconômico disponibilizado no ato da inscrição, devidamente preenchido. Comprovante de residência atual – Ex. Conta de luz. Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), nos termos da Portaria N. 280, de 3 de abril de 2017, do IFNMG. O candidato que concluiu, no exterior, curso correspondente ao ensino médio, deverá apresentar, também, a tradução do histórico escolar e do diploma, validados pelo consulado ou embaixada brasileira no território estrangeiro e a declaração de equivalência, expedida pela Secretaria de Estado de Educação ou outro órgão equivalente/competente.

Os documentos citados deverão ser fotocópias legíveis e sem rasuras. Havendo necessidade, as cópias poderão ser autenticadas na coordenação/coordenadoria/núcleo de Registros Acadêmicos de cada campus para o qual o candidato se inscreveu, desde que sejam apresentados os documentos originais. A solicitação de matrícula deve ser feita pelo candidato, pessoalmente. Se, excepcionalmente, o candidato não puder comparecer para efetuar sua solicitação de matrícula, esta poderá ser feita por procuração particular simples. O candidato menor de 18 anos deverá ser assistido durante a solicitação de matrícula pelo pai, mãe ou seu responsável legal, os quais deverão apresentar, no ato da solicitação da matrícula, CPF, RG e documentação comprobatória de parentesco. Se, excepcionalmente, o responsável legal não puder comparecer para efetuar a matrícula, esta poderá ser feita por procuração particular simples.