Morre o ex-prefeito de Guaraciama, Filomeno Figueiredo

Filomeno Augusto de Figueiredo (Filó) tinha 56 anos

Faleceu, na noite de domingo (12), o ex-prefeito de Guaraciama, Filomeno Augusto de Figueiredo (Filó), 56 anos. Segundo familiares, Filó foi vítima de um infarto. Por volta das 17h30, o político passou mal e foi levado à Policlínica de Guaraciama, aonde recebeu atenção básica. Logo depois, foi transferido para o Hospital Regional Dr. Gil Alves, em Bocaiúva, porém, veio a falecer poucas horas após a entrada do Pronto Socorro.

O velório aconteceu, na Câmara Municipal, durante a madrugada de segunda até ás 15h30, saindo o cortejo para uma missa de corpo presente, na Matriz do Senhor do Bom Fim. Dezenas de populares, políticos e familiares lotaram o plenário da Poder Legislativo bocaiuvense, aonde Filó iniciou a sua carreira política.

Filiado ao PSDB, Filó se lançou na vida pública como vereador, representando o então distrito de Guaraciama. Legislou por dois mandatos e também chegou à presidência da Câmara. Já emancipada, em 1996, Filomeno disputou a primeira eleição para prefeito com Adevaldo Praes (DEM) e não se elegeu. Em 2002, venceu Adevaldo.

O segundo mandato de Filó foi de 2012 a 2016. Destacam-se grandes obras de Filó, o empenho do asfaltamento da LMG 651, Rodovia Lino José Figueiredo, construção da Policlínica de Guaraciama, asfaltamento de ruas, abertura de estradas rurais, dentre outras.

Além de vereador e prefeito, Filó também exerceu função pública no Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (IDENE), atual Sedinor- Idene. O ex-prefeito deixa esposa, a dentista Rosanilda e três filhos: Lino, Thiago e Maria Luísa.

Nas eleições do ano passado, ele chegou a disputar o seu terceiro mandato, com Adevaldo Praes, porém, por decisão judicial foi cancelado o pleito. No mês de maio deste ano, a Justiça Eleitoral convocou novas eleições (eleição suplementar). Filó não se reelegeu, e com 2.048 votos, o advogado Rafael Dias Veloso se tornou o 6º Prefeito de Guaraciama. Filó perdeu por uma diferença de 134 votos.

A prefeitura de Guaraciama, por meio do seu prefeito Rafael Dias Veloso, servidores e colaboradores, lamenta intensamente esta fatalidade e, neste momento de perda e dor, transmite os mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas.

Os seres humanos são insubstituíveis em sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que os admiram, deixam o mundo mais pobre e vazio. Sem o nosso conterrâneo de coração, Guaraciama perde um pouco do seu brilho e alegria.

Filó parte deixando-nos muitas lições amizade, respeito, profissionalismo, educação e humanidade.

Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre as almas de quem sofre esta imensurável perda, que os console e dê serenidade para atravessar esta tempestade.

A Deus, pedimos também que dê ao nosso ex-prefeito o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames. (Colaborador)