Norte de Minas reabre cinco parques estaduais nesse sábado

O Norte de Minas reabre hoje cinco parques estaduais para visitação pública. Foram autorizados nove parques ao todo, sendo cinco norte-mineiros e quatro do Vale do Jequitinhonha. Os parques autorizados são Verde Grande (Matias Cardoso), Serra das Araras (Chapada Gaúcha), Lagoa do Cajueiro (Matias Cardoso), Mata Seca (Manga) e Veredas do Peruaçu (Cônego Marinho), no Norte de Minas e Serra Negra (Itamarandiba), Estação Ecológica Acauã (Leme do Prado), Estação Ecológica Mata dos Ausentes (Senador Modestino Gonçalves) e Área de Proteção Ambiental Águas Vertentes (Couto de Magalhães de Minas), no Vale do Jequitinhonha.

As unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) serão beneficiados com a reabertura, conforme  o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, em live que integrou a programação da Semana Florestal 2020. A transmissão pelo Instagram teve também a participação do diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, As novas reaberturas serão divididas em quatro momentos, distribuídos nos próximos sete dias. Com isso, as 19 unidades vão se somar a outras nove cuja reabertura já havia sido liberada, totalizando 28 unidades de conservação aptas a receber de volta as visitações, que haviam sido interrompidas em 18 de março em razão da pandemia de Covid-19.

No dia 12 foi reaberto o Parque Estadual Lapa Grande (Montes Claros), no dia 15, o Parque Estadual Serra Nova e Talhado (Rio Pardo de Minas) e dia 19 o Refúgio da Vida Silvestre Rio Pandeiros (Januária) "Estamos seguindo o que está previsto no Plano Minas Consciente. A reabertura se dará apenas nas unidades que estão inseridas em municípios que estejam incluídos nas ondas verde e amarela do plano. Estamos muito tranquilos para a retomada das visitações, porque o retorno foi muito positivo onde já reabrimos e foi feito um trabalho de planejamento bastante sólido para trazer aos visitantes as melhores condições possíveis", diz o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

os parques Verde Grande e Serra das Araras