Norte mineira participará de evento internacional de saneamento

Aléxia Malveira, coordenadora do departamento de Saneamento Básico

A engenheira Alexia Malveira, coordenadora do Departamento de Saneamento do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), participará da edição 2020 do Programa de Treinamento Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA) e da consultoria MILAV, com acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente. O Acordo de cooperação foi firmado com a Abrelpe e com isso a norte-mineira estará em Estocolmo, na Suécia, participando das atividades.

Dentre outras ações, inclui a capacitação de representantes municipais e/ou consórcios públicos, para que estes sejam multiplicadores e possam compartilhar conhecimento e capacitar outros municípios na elaboração de planos estratégicos de gestão de resíduos sólidos, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estão previstos três encontros presenciais, que acontecerão entre 2020 e 2021, em São Paulo, Estocolmo e Brasília. Foram selecionados no Brasil, além do Codanorte, representando todo Norte de Minas, os municípios de Cajazeiras, na Paraíba; Cruzeiro do Sul, no Acre; Cupira e Tacaimbó, em Pernambuco; Itabirito, em Minas Gerais; Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul e Serra, no Espirito Santo.

O presidente do Consórcio, João Manoel Ribeiro, ressalta a importância da participação do Codanorte neste Programa, tendo em vista que será iniciado nos próximos dias a elaboração do Plano Regionalizado de Resíduos que contemplará todos os municípios consorciados. Ele enfatiza ainda que os conhecimentos adquiridos serão posteriormente aplicados em favor dos municípios, como forma de melhoria contínua na adequação dos resíduos sólidos municipais, promovendo o desenvolvimento ambiental sustentável.

(GA)