Planetas Júpiter e Saturno observados em Montes Claros

Os  planetas Júpiter e Saturno, além da Lua foram observados pelo Centro de Estudos Astronômicos de Montes Claros (Ceamontes), no último dia 9, para marcar o World Space, evento internacional que ocorre em vários países. Foram aproximadamente 30 estudiosos de Montes Claros que se reuniram na praça Ubaldino Assis, da Igreja da Rosa Mística, no bairro Ibituruna, quando além de telescópios, fizeram a observação a olho nu. O evento tinha sido programado para sábado passado, mas a forte chuva que ocorreu naquele horário provocou o adiamento.

Na cidade de Montes Claros, depois da observação dos dois planetas e ainda da Lua  e aglomerado de estrelas ocorreu debates sobre astronomia e ciências afins. O Ceamontes hoje reúne aproximadamente 66 membros no Whatsapp e 748 membros no grupo do Facebook.   O World Sapece é  uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço.  

As datas que delimitam a Semana Mundial do Espaço comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de Outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU no 10 de Outubro de 1967. A Semana Mundial do Espaço é aberta à participação de todos.  A Semana Mundial do Espaço é coordenada globalmente pela ONU com o apoio da Associação Internacional da Semana do Espaço (Spaceweek International Association). (GA)