Projeto Jequitaí contrata médico para combate ao Covid-19

 Consórcio Rio Jequitaí, formado pela Engesolo Engenharia e Tractebel Engineering, responsável pela construção da Barragem de Jequitaí, contratou especialista para prestar serviços de consultoria médica para o Covid-19. O médico Rodrigo Vasconcelos de Oliveira, especialista em medicina do trabalho, passará a definir os casos. O setor de segurança do Trabalho, desde o mês de março, vem empregando todas as recomendações do Ministério da Saúde para o combate ao Covid-19. Agora, com a chegada de um especialista, os colaboradores e funcionários do Consórcio possuem uma alternativa exclusiva de tratamento, caso apresente sintomas da doença. O município de Jequitaí tem 28 casos confirmados.

“Estamos vendo pelos meios de comunicação, que todos os procedimentos contra o vírus já estão sendo feitos pela maioria das empresas, mas, quando a pessoa contrai a doença, o funcionário fica sem saber o que fazer. Quando ele recorre ao serviço público, sabemos que nem sempre ele é atendido com atenção adequada. Depois da vinda do médico, me sinto mais tranquila em saber que temos um profissional à nossa disposição”, disse Vanessa Santos, responsável pelo setor de Engenharia em Segurança do Trabalho do CRJ.

Num primeiro momento, Rodrigo Oliveira estabeleceu dois procedimentos a serem tomados para fortalecer a prevenção dos funcionários sobre o Covid-19: o primeiro é o “Termo de Consentimento Esclarecido”, que consiste, caso o funcionário apresente algum sintoma, no esclarecimento de possíveis riscos e reações que podem ser causados ao utilizar o medicamento constituído pelo médico; o segundo é o “Termo de Ajustamento de Conduta”, onde o funcionário – em caso de isolamento – deverá seguir todos os procedimentos ora estipulados, como não estar presente em locais públicos, por exemplo. Diante dos cenários apresentados acima, o profissional da Saúde irá realizar acompanhamento contínuo dos funcionários do CRJ e de sua família, até que seja sanada qualquer possibilidade da existência da doença.

Além de todos estes procedimentos, o CRJ estabeleceu campanha de conscientização, onde centenas de folders (panfletos informativos) estão sendo distribuídos. Neste panfleto são apresentadas as principais formas de contágio do vírus, bem como os métodos a serem empregados que evitam a proliferação do Covid-19. Agora, a ordem é intensificar os cuidados já realizados para com os colaboradores, bem como para as pessoas que cercam e/ou dependem dos trabalhos desenvolvidos.