Revista internacional publicou pesquisas do Norte de Minas

pesquisador Henrique Martelli Júnior

Nos últimos dias, um grupo de professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de mais quatro instituições de ensino e pesquisa brasileiras ganhou destaque no cenário internacional com as publicações de artigos científicos relacionadas com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  Pela Unimontes, participaram os professores/pesquisadores Henrique Martelli Júnior e Daniella Reis Martelli, do departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde (Mestrado e Doutorado).

Além dos representantes da Unimontes, os trabalhos publicados contam com a participação de professores/pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e do Hospital AC Camargo (SP), além do Hospital de Reabilitaçao de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), do Campus da USP em Bauru (SP).

O primeiro artigo científico foi publicado na respeitada revista cientifica Oral Oncology (https://doi.org/10.1016/j.oraloncology.2020.104713) e teve a participação dos professores Hercílio Martelli Júnior da Unimontes, Danyel Elias Cruz (UFPE), Paulo Rogério Bonan (UFPB) e Renato Assis Machado (HRACF/Centrinho-USP). O texto destacou a importância do fumo para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, relacionado à Covid-19.

O segundo estudo, publicado na revista Clinics (http://dx.doi.org/10.6061/clinics/2020/e1945), contou com a participação dos professores Danyel Elias Cruz (UFPE), Paulo Rogério Bonan (UFPB), Renato Assis Machado (HRACF/Centrinho-USP) e Daniella Reis Martelli (Unimontes). Este texto (I’m having trouble keeping up with virtual teaching activities. Reflections in the Covid-19 Era) destaca as atividades virtuais de ensino e pesquisa durante a pandemia provocada pela Covid-19.

O terceiro artigo científico foi publicado no importante periódico científico Oral Diseases (https://doi.org/10.1111/odi.13440) e teve a participação dos professores Hercílio Martelli Júnior, Fábio Râmoa Pires (UFRJ), Renato Assis Machado (HRACF/Centrinho-USP), Danyel Elias Cruz (UFPE), Paulo Rogério Bonan (UFPB) e Fábio Abreu Alves (FOUSP e HC-ACCamargo). O artigo abordou as atividades de estomatologia e patologia oral durante a Covid-19. (GA)