TCE prorroga até 31 deste mês o prazo para que municípios enviem questionário do IEGM 2019

Os municípios do Norte de Minas que ainda não enviaram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o questionário do IEGM 2019, índice que mede a Efetividade da Gestão Municipal, tiveram prazo prorrogado até o dia 30 deste mês para o preenchimento do documento e a remessa dos dados. As respostas dos questionários do IEGM são essenciais para a consolidação das prestações de contas anuais dos prefeitos, relativas ao exercício de 2018.

O IEGM está em sua quinta edição. Com os dados enviados pelos municípios, o sistema pontua de 0 a 1 cada uma das sete áreas da gestão pública: planejamento, gestão fiscal, saúde, meio ambiente, educação, proteção das cidades, tecnologia da informação e sustentabilidade. A ferramenta permite aos gestores conhecer a situação de seus municípios e comparar a evolução das políticas públicas.

A mensuração proporcionada pelo índice possibilita a verificação de resultados, a correção de rumos, a reavaliação de prioridades e a consolidação do planejamento dos municípios. Desde o exercício de 2018, a análise do IEGM faz parte do escopo do processo de Prestação de Contas anuais dos municípios mineiros. (RA)