Zé reis pede reforço para hospitais microrregionais

O deputado Zé Reis solicitou ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de Sauúde, Carlos Eduardo Pereira, que seja reforçada as condições dos hospitais microrregionais do Norte de Minas para atender aos casos suspeitos e que vierem a ser confirmados de coronavírus. Ele citou especificamente os hospitais Januária, Bocaiuva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Janaúba, Manga, Monte Azul, Pirapora, Salinas, Taiobeiras e Montes Claros, que são estratégicos para enfrentamento de qualquer crise a ser gerada.

No ofício encaminhado ao Estado, o deputado pede “informações sobre quais medidas práticas por parte da Secretaria Estadual de Saúde estão sendo adotadas com relação aos hospitais localizados na região Norte de Minas”. Zé Reis afirma que “é sabido que o surto de Covid-19 (coronavírus) que tem assolado o mundo já tem chegado ao nosso Estado. Nossa preocupação é de tentar minimizar os impactos dessa pandemia nos hospitais nas cidades com menor estrutura, como as mencionadas e ainda os de Montes Claros, que são de alta complexidade”.

A sua proposta é que para proporcionar um melhor tratamento dos eventuais pacientes, mas também com relação aos profissionais de saúde destes municípios, que o Estado envie esforços no sentido de alocar recursos nestes municípios para aquisição emergencial de equipamentos para profissionais de saúde e também equipamentos respiratórios como: ventilador mecânico drague, monitor multiparâmetros, laringoscópio completo adulto e infantil, Ambu, oxímetro, leito hospitalar com grade; além de EPI’s para os profissionais de saúde como: luvas cirúrgicas, máscara N95, óculos, capote impermeável e gorro.

A Superintendência Regional de Saúde do Norte de Minas determinou que para atendimento dos pacientes acometidos por coronavírus nos serviços de saúde da região Norte de Minas os usuários que apresentem sintomas leves da doença serão atendidos e acompanhados pelos serviços de atenção primária dos municípios. Nos casos confirmados de Covid-19, com sinais de gravidade, mas sem indicação de internação em Unidade de Terapia Intensiva – (UTI), serão atendidos em hospitais polo de microrregiões de saúde sediados em Bocaiuva; Coração de Jesus; Francisco Sá, Janaúba; Monte Azul, Montes Claros, Salinas e Taiobeiras.

Os pacientes que sejam diagnosticados com contaminação pelo coronavírus e que tenham indicação de internação em Centro de Terapia Intensiva (CTI) serão encaminhados para o Hospital Mário Ribeiro, em Montes Claros; Hospital Santo Antônio, sediado em Taiobeiras; e, em Janaúba, para os hospitais Fundajan e Regional de Janaúba. (GA)