Planos de saúde propõem atendimento priorizando médicos de família

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), entidade que representa 17 grupos de operadores de planos privados de saúde, apresentou, nessa segunda-feira (22), 11 propostas que visam o fortalecimento e desenvolvimento do(...)

12% das mortes causadas por câncer de mama são atribuíveis ao sedentarismo

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde aponta que uma em cada dez mulheres vítimas de câncer de mama, poderiam ter evitado a doença se tivessem tido o hábito de praticar atividades físicas, pelo menos 150 minutos por semana.

Maioria dos jovens acompanhados pelo SUS tem alimentação inadequada

Mais da metade dos jovens acompanhados pelos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) estão se alimentando mal. De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2017, cerca de (...)

Maioria dos casos de cegueira é reversível, diz Conselho

A quantidade de pessoas no mundo que possui uma visão comprometida é gigantesca. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB, do nome em inglês International (...)

OMS alerta: um em cada oito adultos no mundo é obeso

A obesidade é uma doença que atinge grande parte da população no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que um em cada oito adultos em todo o planeta, é obeso. Ou seja, em 2025 é possível que cerca de 2,3 bilhões de (...)

Vítimas de violência doméstica terão prioridade em exame de corpo de delito

Mulheres, crianças, adolescentes e idosos, vítimas de violência doméstica ou familiar, serão atendidas com prioridade, na realização do exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML). Esse direito foi autorizado com a (...)

Estudo aponta que 75% dos idosos dependem apenas do SUS

Um estudo que faz parte de uma rede internacional Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) mostra que a população está envelhecendo e os principais determinantes sociais e de saúde. O objetivo dos estudos é trazer(...)

Ministério da saúde destina R$13,5 milhões para qualificar atendimento à mulher

O Ministério da Saúde está destinando R$13,55 milhões para qualificar um melhor atendimento a mulher, investindo no cuidado e garantindo mais acesso à saúde e informação. Todos os recursos serão passados aos gestores locais que (...)

Comad aciona ministério público para ser empossado

O Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas (COMAD) acionou o Ministério Público para que a Prefeitura de Montes Claros dê posse aos seus membros, tendo em vista que passados mais de sete meses desde a eleição, isso não ocorreu.

Estudo afirma que quatro em cada dez brasileiros sofrem com dor crônica

Cerca de 60 milhões de brasileiros, ou 37% da população reclamam de dores crônicas, que persiste por até três meses. Ao todo quatro em cada dez pessoas sofre com os sintomas.

Classificados