Aplicativo do SUS aproxima brasileiros dos serviços públicos de saúde

A ferramenta já é utilizada por 1,2 milhão de pessoas

O aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS) é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Com três anos de funcionamento, a ferramenta Meu DigiSUS já foi baixada por 1,2 milhão de pessoas que possui sistemas IOS e Android. Um dos principais benefícios do aplicativo é o melhor atendimento aos pacientes, possibilitando que eles possam avaliar e denunciar fraudes em qualquer canto do país. O aplicativo também permitir a correta aplicação dos recursos públicos.

Segundo o diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde, Guilherme Teles, em entrevista ao Ministério da Saúde, a ferramenta vai reduzir custos e diminuir as filas presenciais nas estruturas físicas nos estados e municípios. “Em todo o mundo, o uso da Saúde Digital tem constantemente mudado a forma de organização e disponibilização dos serviços de saúde. No Brasil, este aplicativo irá justamente realizar isso, por meio da melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos, da prevenção e prioritariamente da atenção à saúde”, concluiu Guilherme. 

Pela o aplicativo móvel, é possível encontrar hospitais, unidades de saúde próximo de sua residência. Além disso, é possível identificar também farmácias que participam do “Aqui tem Farmácia Popular”, e acompanhar os medicamentos que o cidadão retirou, além de avaliar o atendimento desses serviços.

               

Como baixar

 

Para baixar o aplicativo Meu DigiSUS, é preciso ter um aparelho smartfone em na loja compatível com o celular, após isso é só inserir algumas informações básicas como: CPF, nome da mãe e e-mail. Após concluir o cadastro a pessoa visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.