Coronavírus tem 193 casos suspeitos em 35 municípios

O Norte de Minas está com o coronavírus alastrado por seu território, pois na tarde de ontem (24) foi divulgado o Boletim Estadual, quando foram registrados 193 casos em 35 municípios da região. O último Boletim Informativo, do dia 21 de março aponta que o Norte de Minas tinha 76 casos suspeitos em 17 municípios. Em menos de três dias, a quantidade de municípios dobrou e de casos, quase triplicou. Além disso, ocorreram duas mortes, em Capitão           Enéas e Mirabela, que dependem de investigação para saber a causa. O mais grave ainda é que o boletim estadual sempre está defasado em relação aos dados oficiais. Moc aparece com 39 casos suspeitos, enquanto a Prefeitura apontou 90 casos notificados.

Na manhã de ontem, o GAZETA tentou pegar informações na Secretaria Estadual de Saúde sobre os casos suspeitos no Norte de Minas, já que o Boletim Estadual parou de citar esses números. Porém, o Estado informou que “com o aumento do número de casos e a constatação de áreas de transmissão comunitária dentro do Estado, em que não é mais possível relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão, a equipe técnica-epidemiológica avaliou a necessidade de alterar a apresentação do Boletim Epidemiológico do Covid-19. Entre as alterações está a não somatória dos casos suspeitos como era feito anteriormente. A nova forma permitirá poupar tempo dos técnicos que atuam diretamente na realização das ações de vigilância, fundamentais neste momento, além de dar transparência e rapidez nas divulgações das informações.

Essas modificações e alterações ocorrem porque as mudanças epidemiológicas são dinâmicas, exigindo adaptações constantes.

O GAZETA conseguiu acesso aos dados no início da noite com o boletim oficial: Montes Claros com 39 casos, São Francisco (20), Japonvar (18), Varzelândia (16), Bocaiuva (11), Janaúba (11), Brasília de Minas (8), Várzea da Palma (8), Porteirinha (7), Januária (6), Urucuia (6), Indaiabira (4), Jaíba (4), Pirapora (4), Buritizeiro (3), Manga (3), Capitão Enéas (2), Coração de Jesus (2), Francisco Dumont (2), Mato Verde (2), Pintópolis (2), Santa Fé de Minas (2), Divisa Alegre (1), Ibiracatu (1), Icaraí de Minas (1), Jequitaí (1), Joaquim Felício (1), Lontra (1), Mamonas (1), Mirabela (1), Nova Porteirinha (1), Pai Pedro (1), Rio Pardo de Minas (1), São Joao da Pontem (1) e Vargem Grande do Rio Pardo (1). (GA)