Dia Mundial do Diabetes atrai grande número de pessoas

Washington Lima ao cruzar a linha de chegada

O Dia Mundial de Diabetes atraiu grande quantidade de pessoas ao Parque Municipal de Montes Claros, no dia 15 de novembro, quando também marcou os 10 anos da Novo Nordisk em Montes Claros, multinacional dinamarquesa que tem sua fábrica na cidade e produz insulina. A empresa sucedeu a Biobrás, que foi criada na década de 90, neste mesmo ramo. No espaço do Parque Milton Prates, foram montadas várias tendas de atendimento, prestados por faculdades da área de saúde e, ainda, hospitais e clínicas especializadas. Porém o maior momento ocorreu com a realização da Corrida e Caminhada contra Diabetes.

O corredor Washington Lima, de 18 anos, reside no bairro Independência e foi o campeão geral, com o tempo de 16min23seg. Ele acumula títulos na sua faixa etária E foi, pela primeira vez, campeão geral.

Um dos serviços mais concorridos foi o de exame do Glaucoma, realizado pela Santa Casa Olhos. Os organizadores salientam que em média são 3.000 pessoas atendidas por mês em Montes Claros, com moradores de todo Norte de Minas. O atendimento é realizado pelo SUS. As pessoas que apresentavam os sintomas da doença eram encaminhadas para fazer o tratamento na clínica especializada.

Também foi realizada a retinopatia diabética, que é a terceira maior causa de cegueira no Brasil. Os sintomas são de visão borrada, dificuldade de refração, diminuição da acuidade visual e ainda a visão turva. Quem foi ao evento também pode fazer massagens, realizadas por fisioterapeutas e acompanhar o show da Orquestra Sinfônica.

Várias atividades foram realizadas no Parque Municipal