Norte de Minas recebeu respiradores doados pelo Ministério da Saúde

 

Chegaram a Montes Claros 10 respiradores doados pelo Ministério da Saúde e mais oito doados a Pirapora. São os únicos municípios da região atendidos nessa primeira etapa com os equipamentos. Na semana passada o deputado Marcelo Freitas anunciou que Montes Claros receberá a doação de 20 respiradores, sendo 10 a serem usados em leitos de UTI fixos e outros 10 moveis. O deputado justifica que o Ministério da Saúde tinha determinado a distribuição de 10 respiradores para as maiores cidades e com a sua interferência direta junto ao ministro Eduardo Pazuelo (ver o nome correto)  foram liberados mais 10 respiradores móveis, que deverão chegar em pouco dias.

No domingo uma equipe da Guarda Municipal de Montes Claros foi a Belo Horizonte para pegar os 10 respiradores na Delegacia do Ministério da Saúde. No mesmo momento estava sendo feita a entrega dos respiradores de Pirapora e Medina. A Secretaria Municipal de Saúde deverá instalar os respiradores na Unidade de Pronto Atendimento Chiquinho Guimarães, que funcionará inicialmente como Hospital de Campanha, para atender aos casos com menor gravidade de Covid-19.

O Ministério da Saúde comprou ventiladores pulmonares e com isso, contabiliza 65.411 respiradores/ventiladores, sendo que 46.663 estão disponíveis no SUS.14.100 ventiladores pulmonares para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da pandemia por coronavírus (Covid-19). Os equipamentos ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença, que apresentem dificuldades respiratórias. A primeira entrega dos ventiladores pulmonares ocorreu em maio, com 1.150 aparelhos. A expectativa é de que os demais aparelhos sejam entregues em até 90 dias. Diante do cenário de escassez internacional devido à alta demanda em todo o mundo por conta da pandemia, a indústria brasileira vem se movimentando para atender à necessidade nacional.