Outubro Rosa tem início de forma inovadora: informação e promoção com conteúdo online

Tem início hoje (1º), a campanha Outubro Rosa, da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho, instituição que oferece apoio integral ao paciente carente com câncer, pioneira em trazer o evento para o calendário de Montes Claros. Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as ações que geralmente são realizadas para o grande público, precisaram ser adaptadas para o formato digital. A partir de hoje a população terá acesso a uma programação recheada de conteúdo informativo sobre prevenção do câncer de mama, cuidados e promoção da saúde através do site www.outubrorosamoc.com.br, preparado especialmente para a campanha, além das redes sociais da Associação Presente, Instagram e Facebook, por meio o perfil @presenteassociacao.

Ao longo de todo o mês, será compartilhado com o público diversos conteúdos informativos sobre sinais e sintomas do câncer de mama, grupo de risco para a doença, e materiais com o intuito de promover a saúde, além de vídeos com especialistas no assunto com mastologista, oncologista, psicólogo, nutricionista, entre outros. Com o intuito de alertar ainda mais a população para os cuidados com a saúde, hoje a partir das 19h, acontecerá uma live no canal do Youtube da Associação Presente: a live Papo Rosa, com a presença da médica oncologista Príscila Miranda, presidente e fundadora da instituição, da medica Bertha Andrade Coelho, mastologista de Montes Claros, da psicóloga mineira Glaucia Tavares, a nutricionista Gisela Savioli, e também da paciente oncológica Patrícia Medeiros Dias.

No Parque Sagarana também haverá a intervenção que a Associação Presente fará com diversas placas com informações sobre prevenção e promoção da saúde, além da história de quatro mulheres inspiradoras que contam sua experiência ao enfrentar o câncer de mama. A história dessas “Madrinhas do Outubro Rosa” também poderá ser conferida em vídeos no site do evento, e nas redes sociais da instituição. O “Dr. Presente”, inteligência artificial desenvolvida pela Associação Presente, e que foi usada para auxiliar a população em dúvidas e diagnóstico prévio da Covid-19, será usado na campanha do Outubro Rosa para oferecer informações, e tirar dúvidas sobre o câncer de mama, de forma gratuita através do Whatsapp (38) 3213-4296.

A Corrida e Caminha Outubro Rosa, que já é tradicional no calendário da cidade, também foi adaptada para o “novo normal”, e será realizada de maneira simbólica no dia 25 de outubro. Na programação do mês ainda terá diversas lives com especialistas convidados nas redes sociais da Associação Presente, distribuição de sutiãs especiais para mulheres mastectomizadas, campanha de arrecadação de lenços e turbantes para pacientes em tratamento quimioterápico, e em parceria com a Secretaria de Saúde de Montes Claros, agendamento para realização de mamografias em mulheres dentro da faixa etária do SUS. (GA)