Pedal da saúde colocou ciclistas no Novembro Azul

Aproximadamente 150 ciclistas de Montes Claros participaram no sábado do 2° Pedal da Saúde Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. O evento é uma iniciativa da Loja Maçônica Vigilante do Norte e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), também é designada como “Elas por Eles” e tem como objetivo trabalhar a saúde e conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. A saída foi campus da Unimontes, às 8h20 e o percurso de cerca de 50 quilômetros de trilha em direção à comunidade rural de Montes Claros, Buriti do Campo Santo.

No local foram realizados por acadêmicos da área da saúde, atendimentos e testes gratuitos, como o PSA, que é utilizado para diagnóstico do câncer de próstata; aferimento de pressão e medição de glicemia, além de orientações sobre outras doenças. O assessor de projetos especiais da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Gilson Fróes, um dos organizadores da ação, esse projeto foi idealizado por meio da busca de parcerias, com o objetivo de auxiliar as comunidades, principalmente, as mais carentes de informação.

Silene Ster Soares, de 45 anos, faz 14 anos que participa desses eventos ciclísticos e aderiu ao Grupo Top Bike, que conta com 38 ciclistas. Já percorreu 75 quilômetros de um trecho de Montes Claros a Nova Esperança e depois Lagoa Azul e afirma que esse Pedal da Saúde tem o diferencial de oferecer a população os exames de saúde. Joaquim Ferreira Filho, de 58 anos, se aposentou nos Correios e decidiu investir no ciclismo como forma de manter a saúde. Na sua vida pessoal, faz 18 anos que faz o acompanhamento do câncer de próstata e todos os exames que realizou, deram negativos. (GA)