Profissionais do SAMU participam de curso no Hospital Albert Einstein

Médicos e enfermeiros do SAMU Macro Norte viajaram para São Paulo para participarem de um curso realizado no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, na segunda e terça-feira (15 e 16).

A participação dos profissionais do Samu Macro Norte se deu em razão da importância e pioneirismo do Consórcio Intermunicipal de Saúde na Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), além das especificidades da região norte mineira; o SAMU Macro Norte está situado no segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil e é grande o número de acidentes que as equipes têm de atender.

O curso foi promovido pelo Ministério da Saúde e voltado para profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e hospitais que fazem parte da Rede de Urgência e Emergência e contou a participação de 15 colaboradores do SAMU Macro Norte (sete médicos e oito enfermeiros). O objetivo é aprimorar o conhecimento dos profissionais, em um ambiente que recria o espaço de trabalho na urgência e emergência, com uma estrutura de alta complexidade. Durante o treinamento, são replicados situações e desafios vividos no dia a dia através de simuladores de paciente – robôs que respondem como um ser humano às ações praticadas – o que permite ao profissional praticar, corrigir falhas e solucionar dúvidas de forma segura e eficiente.

A capacitação é realizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e tem o intuito de reforçar a importância do investimento em especialização para manter um serviço de excelência no atendimento pré-hospitalar.

“Os profissionais enviados para participarem do treinamento têm o perfil multiplicador, pois eles difundirão o conhecimento adquirido, durante os dois dias de capacitação, aqui no SAMU”, disse a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, ressalta a importância e o valor que a instituição dá à busca do conhecimento, além dos investimentos que são realizados para que os funcionários sejam altamente qualificados e exerçam com maestria a função de salvar vidas.