Projeto Presente arrecada cabelos para perucas de pacientes com câncer

A médica paulista Fabíola Ferreira Peixoto La Torre, na sua palestra

A Associação Presente realiza, nesta quinta-feira, uma campanha para receber a doação de cabelos a serem usados na confecção de perucas destinadas às mulheres que fazem o tratamento contra o câncer. O evento em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) contará com a presença de diversos cabeleireiros, que cortarão o cabelo de quem desejar participar da campanha. O projeto “Força na Peruca” faz parte da campanha Outubro Rosa, que foi lançado na terça-feira à noite pela Associação Presente, com a palestra da médica paulista Fabíola Ferreira Peixoto La Torre, que relatou como foi sua vida depois que descobriu estar com o câncer de mama.

Ainda no mês de outubro a Associação Presente realizará uma série de palestras em empresas, escolas e Secretarias de Saúde sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No dia 22, acontecerá a Corrida e Caminhada Outubro Rosa, na Praça dos Jatobás. A médica oncologista e presidente da Associação Presente,   Priscila Miranda Soares, afirma que  as ações do Outubro Rosa são muito importantes, pois  "a incidência de câncer de mama está cada vez maior e ações que levem informação às pessoas são essenciais. O diagnóstico precoce verdadeiramente salva vidas, e as mulheres precisam se cuidar".

Na manhã de ontem a assistente social Shaile de Jesus Ferreira, da Associação Presente, explica que todas as mulheres com câncer recebem uma peruca emprestada, fornecida pelo projeto. A beneficiada tem que devolver a peruca somente quando seus cabelos voltarem ao tamanho ideal. A peruca é produzida pela Oficina do Cabelo, empresa localizada em Montes Claros que atua de forma voluntária. Para cada três quilos de cabelos são produzidas cinco perucas médias. No ano passado, a proposta foi de coletar lenços, usados pelas mulheres que perderam o cabelo.