SAMU equipa USAs com desfibriladores mais modernos

Os desfibriladores que equipam as Unidades de Suporte Avançado do SAMU Macro Norte serão substituídos por aparelhos mais modernos. São cinco equipamentos que serão destinados às USAs das bases descentralizadas localizadas nos municípios de  Bocaiuva, Francisco Sá, Monte Azul, Pirapora e Brasília de Minas, o que representa um investimento de mais de R$ 100 mil.

O aparelho é utilizado quando há suspeita de parada cardíaca em pacientes inconscientes que não estão respirando e estão sem pulso. O desfibrilador, modelo Philips-DFM100, é um dispositivo importado e possui mecanismo de monitorização completa de eletrocardiograma de todas as derivações, como oximetria, que verifica o nível de saturação de oxigênio no sangue e analisa a pressão arterial.

O aparelho também possui a tecnologia de capnografia que permite uma imagem gráfica e uma medida objetiva do estado ventilatório do paciente, além de monitorar a pressão ou concentração de dióxido de carbono exalado pelo doente. O produto conta ainda com o sistema de terapias elétricas, como o marcapasso externo que controla o ritmo cardíaco, que é adotado quando o coração não funciona corretamente. A técnica consiste em gerar impulsos elétricos que regulam os batimentos cardíacos fazendo com que o coração funcione de forma adequada.

“Além de ser um produto robusto, ele é portátil e conta com uma grande quantidade de recursos, atendendo à necessidade do serviço de urgência e emergência”, destaca a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda.

O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, destaca que, nesse momento, 50% das unidades de suporte avançado terão seus desfibriladores substituídos e que a melhoria nos equipamentos é fruto da seriedade com que os recursos públicos são utilizados pela entidade e irá beneficiar a população da área de atuação do SAMU Macro Norte e os colaboradores da instituição.

– Os equipamentos irão auxiliar nos atendimentos do SAMU
DIVULGAÇÃO/ SAMU Macro Norte