Bombeiros combatem incêndio em Montes Claros e Taiobeiras

Incêndio consumiu 40 mil metros quadrados de vegetação
em Montes Claros

Crédito: CORPO DE BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO

Um incêndio na área rural de Montes Claros na segunda-feira (14) consumiu 40 mil metros quadrados de vegetação nativa em um local conhecido como Fazendinha, próximo à Serra do Mel. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado na base das torres de linha de transmissão da rede elétrica, mas não foi identificado o que pode ter causado o incêndio, que começou por volta 15h.

“O que facilitou o trabalho foi que, nessa rede elétrica, há manutenção em volta da rede com aceiros, corta do mato e limpeza. Isso ajudou muito no combate às chamas”, disse o tenente Cristiano Cavalcante, do Corpo de Bombeiros. Brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) também participaram do combate ao incêndio, que durou cerca de cinco horas. Após o fim das chamas, o local segue sendo monitorado.

“Vamos continuar fazendo o monitoramento para que, se houver a reignição, possamos fazer o combate das chamas”, esclareceu o tenente.

TAIOBEIRAS | O Corpo de Bombeiros combateu um incêndio florestal, também na tarde de segunda-feira (14), na zona rural de Taiobeiras. Segundo o órgão, o fogo iniciou em propriedade particular em Mirandópolis, a cerca de 30 km da área urbana.

Ainda de acordo com os bombeiros, as chamas atingiram vegetação rasteira de cerrado e parte de uma plantação de eucaliptos da propriedade.

Equipe de militares iniciaram o combate ao incêndio utilizando abafadores, facões e bombas costais, impedindo que o fogo atingisse mata nativa próxima algumas de residências. Os trabalhos foram interrompidos durante à noite, mas parte do incêndio já se encontrava debelado. O fogo consumiu 1.335 hectares de vegetação, mas ninguém ficou ferido.

Chamas atingiram vegetação de cerrado e plantação de eucaliptos 
Crédito: CORPO DE BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO