Bombeiros do Norte de Minas participam de treinamento no Rio Grande do Sul

O evento

Três bombeiros militares, de Montes Claros e Salinas, e vinculados  ao 4º Comando Operacional, participaram nos dias 15 e 16 de janeiro do I Workshop Estadual de Salvamento Veicular Pesado em ônibus no município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em capacitação com o envolvimento de 28 instrutores de salvamento veicular do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Eles  participaram de instruções teóricas e práticas sobre características construtivas dos veículos, técnicas de desencarceramento e extração de vítimas encarceradas em ônibus. A atividade, coordenada pelo subcomandante do 5° Batalhão de Bombeiros de Caxias do Sul, major Maurício, contou com o apoio da montadora de ônibus Marcopolo, por meio da cessão de veículos e local para montagem de oficinas de treinamento, bem como uma visita guiada à linha de montagem da empresa.

A iniciativa, inovadora no país, teve como objetivo capacitar os Corpos de Bombeiros em técnicas mais eficientes, a fim de responder as dificuldades existentes frente à robustez e especificidades construtivo-tecnológicas dos veículos pesados, indicando caminhos para elaboração de manuais, cursos de capacitação e procedimentos operacionais padrões das Corporações.  Para Minas, especificamente, a capacitação auxiliará na atualização de conteúdos e práticas que poderão agregar no desenvolvimento do primeiro Curso de Salvamento Pesado no Estado com previsão de ocorrer no segundo semestre de 2020 na região Norte do Estado.

O Norte de Minas é o segundo entrocamento rodoviário do Brasil, com a BR-251 tendo um fluxo diário de 15 mil caminhões carregados. Com isso, ocorre muitos acidentes. A rodovia está na jurisdição do 7º Batalhão de Montes Claros e do Pelotão de Bombeiros em Salinas, que fazem parte do 4º Comando Operacional. (GA)