Bombeiros planejam como evitar incêndios em parques

O 7º Batalhão de Bombeiros Militares, sediado em Montes Claros,  promoveu a primeira reunião para nivelamentos das ações de planejamento para enfretamento ao período de estiagem e que culminou com a elaboração de um plano de ação. A estratégia contém diretrizes e atribuições para promover o trabalho articulado e organizado entre os entes envolvidos, visando à proteção dos parques e áreas de preservação e de relevante interesse ambiental da nossa região. A maior preocupação é com as queimadas, que sempre a partir de junho, começam a ocorrer com maior intensidade.

O período de estiagem, que vai de junho a dezembro, é caracterizado pelo aumento das temperaturas, cessação das precipitações pluviométricas e importante queda do percentual de umidade relativa do ar que favorece o aumento da incidência de ocorrências de incêndios florestais, prejudiciais ao bioma da região e à saúde da população. O assunto foi discutido na reunião que contou com a participação de diversos órgãos/agências e parceiros.

Na oportunidade, o major Darlan Moreira Soares, comandante do 7° Batalhão pontuou sobre a importância da atuação conjunta das diversas instituições públicas, organizações não governamentais, empresas privadas e até mesmo de pessoas físicas individualmente, no intuito de promover o esforço organizado para enfrentar essa situação no Norte de Minas.