Bombeiros realizam treinamento de combate a incêndios florestais

Logo após o incêndio que atingiu a Serra do Mel ser controlado, os bombeiros seguiram em treinamento, realizado em uma área do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros. As atividades visam o aprimoramento de técnicas de combate a incêndios florestais, como o que atingiu a serra.

O coordenador do treinamento, Capitão Daniel Josias, concedeu entrevista à nossa reportagem. “Nós estamos realizando este treinamento de manejo integrado do fogo, que se trata de uma estratégia inovadora de enfrentamento às problemáticas geradas pelos incêndios florestais. Nós estamos nesses dias (24 e 25/09) qualificando a nossa tropa para que possa aplicar esta e outras importantes técnicas, com o objetivo de reduzirmos os índices de incêndios florestais e também a sua gravidade”, explica o capitão.

“Este treinamento tem o potencial de trazer grandes e significativos resultados em termos de prevenção e combate aos incêndios, na medida em que a carga incêndio – aquela massa seca que geralmente se forma nos períodos de estiagem – pode ser diminuída ou até reduzida a quantidades ínfimas o quê consequentemente reduz bastante o risco de incêndio florestal”. (VS)

Capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Josias, coordenador do treinamento
Fotos: VINÍCIOS SANTOS