Presídio fornece verduras e hortaliças para carentes

O Presídio Alvorada, agora denominado Presídio Montes Claros I, está distribuindo verduras e produtos de hortas para os segmentos sociais mais carentes, em atividade realizada em parceria com a ONG Amor e Vida, do Pastor Josmar Xavier. Por isso, nessa semana a primeira carga foi repassada a ONG, que repassa as famílias carentes. O diretor do presídio. Hensley Gomes, explica que em 30 de julho último foi iniciada a parceria para implantação e cultivo de hortaliças e verduras em horta no interior da Unidade Prisional. A Fundação Amor e Vida, instituição filantrópica, é parceira na implantação da horta, e fornece os insumos necessários para sua manutenção.

Ele lembra que a Fundação atende a cerca de 500 famílias através de doação de cestas básicas, frutas, verduras e materiais de higiene e colabora também com diversas instituições de caridade e prestação de serviços à comunidade. Os alimentos produzidos na Unidade Prisional serão encaminhados à Fundação que, por sua vez, se encarregará de distribuí-los às entidades municipais que atendem a pessoas carentes, em situação de rua, comunidades de recuperação e demais instituições de filantropia.

A horta emprega atualmente dois reeducandos, que apesar de não receberem salário ou qualquer vantagem financeira, ganham remição de suas penas, sendo que para cada três dias trabalhados, um dia é diminuído em suas penas a cumprir. Com a intenção de ampliar a horta, bem como o número de IPLs trabalhando nela, a Direção do Presídio Montes Claros I, mesmo diante das inúmeras dificuldades e precauções advindas do momento de calamidade pública em que o país vive, acredita que atividades como esta são importantes não apenas no campo social, mas também no terapêutico, quando os reeducandos saem de suas celas para o trabalho, aprendendo novo ócio, mantendo mente e corpos ocupados na realização do trabalho proposto.